Instituto Jesus Maria José

Com a missão de fortalecer os valores da Família e resgatar a dignidade da pessoa humana, nasce no dia 05 de março de 1848, na aldeia de Casalmendinho freguesia de Ribafeita Concelho de Viseu - Portugal, Rita Lopes de Almeida, fundadora do Instituto Jesus Maria José.

Desde pequena, sentia-se atraída pelos ensinamentos cristãos e não media esforços para praticá-los. Rita sentia-se muito amada e protegida por Deus a ponto de acrescentar em seu nome a palavra "Amada de Jesus", Mulher audaz, corajosa e decidida, marcando a história pela sua maneira singular de anunciar o Evangelho da Conversão, deixando evidente sua Paixão por Cristo e pela Humanidade. Com seu génio alegre e simples cativava crianças e adultos orientando-os para Deus.

No ano de 1880, aos 32 anos de idade e apôs 08 anos de espera, enfrentado lutas e contrariedades na busca de responder a Vontade de DEUS e inquieta com a situação de desestruturação familiar, marginalização da mulher e pobreza com que muitas crianças viviam, Madre Rita funda o Instituto Jesus Maria José.

Hoje o Instituto está presente em vários estados do Brasil e em outros países como: Portugal, Bolívia, Peru, Paraguai, Moçambique, Angola, México e Cabo Verde.

Seguindo os ideais da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus, nós irmãs Jesus Maria José, temos a missão de estar a serviço da dignidade humana junto da família, especialmente da criança, do adolescente e do jovem, com um apelo constante a conversão.

Em 28 de Maio de 2006, Rita Amada de Jesus foi Beatificada como Apostola do Rosário, da Família e da Eucaristia.

A sua festa celebra-se a 24 de setembro, data da fundação do Instituto.

Direção:

Presidente - Irmã Maria de Lurdes Lopes Filipe
Secretária - Irmã Maria Belém Pereira Gonçalo
Tesoureira - Irmã Maria Salete Lourenço Pereira
1.º Vogal - Luís Filipe Pereira Gonçalves
2.° Vogal - Rui Pedro Cardoso Loureiro

Conselho Económico:

Presidente - António José Pena Gaspar
1.º Vogal - Irmã Maria Lucília Duarte Gonçalves
2.º Vogal - Irmã Maria do Céu Cerdeira Lopes



bottom